quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pesquisadores desenvolvem vírus capaz de infectar a BIOS.

Pesquisadores desenvolvem vírus capaz de infectar a BIOSDois pesquisadores argentinos, Anibal Sacco e Alfredo Ortega, demonstraram na Conferência CanSecWest ocorrido no mês de março deste ano. Uma maneira de infectar a BIOS com um pedaço de código malicioso, que permite acesso remoto e o controle total da máquina alvo. Esta técnica foi testada em máquinas rodando Windows, OpenBSD e VMWare Player, sendo 100% funcional nesses equipamentos.
O mais assustador é saber que este vírus roda ao mais baixo nível, independente de vulnerabilidade, e completamente silencioso. Reinfectando a BIOS toda vez que o equipamento for reiniciado!
Anibal Sacco e Alfredo Ortega afirmaram que este método de ataque só é bem sucedido com o acesso fisíco a máquina alvo, pois a máquina tem que ser infectada manualmente, o que reduz a aplicação deste método de ataque. Mas, como nem tudo são flores e a inteligencia destes pesquisadores vão além das nossas imaginações, eles jah estão trabalhando em cima de um Rootkit de BIOS para executar o ataque.
Infelizmente ataques a hardware e software de baixo nivel, serão cada vez mais comuns daqui a algum tempo, pela facilidade e oportunidade de se esconder esses tipos de softwares maliciosos e a difuldade de remove-los dos hardware!

Fonte: Threatpost

0 comentários:

Postar um comentário